Esta obra foi realizada para dividir com todos a alegria e a emoção que temos quando participamos da Campanha da Solidariedade.
Poder levar a mensagem de Jesus a todos e socorrer a alguns em momentos difíceis, nos faz imensamente felizes e sentimos que nunca estamos sozinhos, mas sempre acompanhados pelos espíritos amigos que nos inspiram e nos dão proteção para o trabalho.
Mostrando os benefícios que a Campanha traz para quem participa, apresentamos sua essência para servir de inspiração para aqueles que estejam dispostos ao trabalho de caridade.
Aprendemos a ser solidários ensinando nossos irmãos a serem solidários, através do exemplo, exercendo a humildade e desejando o bem.
Agradeço aos meus familiares, ao Peixotinho, aos samaritanos, e aos espíritos protetores.
Marcos Bernart
Aquele que dá. Aquele que recebe.
No quadro da programação do Peixotinho, o item Campanha da Solidariedade é assim apresentado:
. Atividade que se constrói a partir de um profundo sentimento de solidariedade humana e que se destina a beneficiar não apenas aos que recebem a doação, mas, acima de tudo, aos que a proporcionam.
. Trata-se dessa forma, de um laboratório de amor e humildade, porque o mensageiro da Campanha constitui um elo que aproxima os que dão daqueles que recebem.
. Sucessora da Campanha do Quilo, hoje a ênfase da atividade é a distribuição ordenada de mensagens consoladoras. Semanalmente, são distribuídas 13.000 mensagens, em pontos definidos dos bairros de Boa Viagem e Prado, onde se localizam os núcleos de atuação da Fraternidade. No verso das mensagens, é impressa a agenda de atividades das duas casas espíritas.
Dessa forma, a Campanha da Solidariedade tem o título que a define, sugerido, aliás, pelo exemplo de dedicação e superação daqueles que a promovem, sob a liderança samaritana de Marcos Bernart. A nós, que temos a honra de integrar a família da Fraternidade Peixotinho e do Lar Tereza de Jesus, não resta a menor dúvida de que a grande equipe da Campanha tem sua trajetória traçada na Espiritualidade Superior, naturalmente com o dedicado olhar, entre muitos outros, daquele que a inspirou desde muitos anos – Elias Sobreira.
Recife, pelo Natal de 2013.
Humberto Vasconcelos